sábado, 31 de agosto de 2013

HUMILDADE - Uma lição para toda vida



Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.


2 comentários:

  1. Dani, essa oração tem um significado especial para mim, pois era reiteradamente cantada no colégio franciscano em que estudei a vida toda e permanecia exposta no pátio com letras garrafais. E, apesar de conhecida de todos, parece que cada vez mais nosso objetivo é o egoísmo e a individualidade, na crença de que a melhora que almejamos será encontrada na exposição de um ser perfeito em redes sociais, como se isso nos fizesse pessoas melhores. Muito me assusta um mundo em que a falta de gentileza com o próximo no mundo físico é vista como fraqueza, mesmo nas relações mais íntimas. E feliz de quem convive com aqueles que ao menos se espelham nas lições de humildade lembradas por você, ainda que saibamos o quanto é difícil praticá-las. Sinto falta das gentilezas, dos prazeres dos compartilhamentos presencias e do encontro com almas que identificam nobreza nos comportamentos em prol do próximo e não apenas exigindo e enaltecendo a si mesmo, para mostrar aos outros e não para construir com eles. Você é uma dessas almas. E obrigada por me recordar dessa oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Anne, parece que a sua experiência escolar surtiu efeito. Você aprendeu direitinho a lição e isso é o maior sinal de sabedoria que eu conheço. Compartilho dos seus pensamentos sobre a inutilidade da exposição vazia de hoje. Pessoas cheias de empáfia e de um vazio imenso para quem não tenho lá muita paciência... (acho que somos duas). Bom saber que você me visita por aqui. Venha sempre!

      Excluir